Faça o favor!

fav2

 

Quando eu era adolescente, havia uma pessoa que sempre me importunava. Eu havia mudado de escola e parecia que meu perfume só podia ser ele atraía gente assim aonde quer que eu estivesse. Achava que aquela seria minha sina, sair e me esconder para chorar com o que me falavam, cada palavra ressoava em mim e me feria mais ainda. Era sempre outras pessoas que me defendiam, até que um dia, com a ajuda de uma grande amiga consegui mudar essa situação e a sensação que tive foi a de que eu havia ganho asas e finalmente estava livre.

Eu deveria fazer o favor de parar de sentir pena de mim e falar! Ou eu viveria para sempre submissa aos outros que fariam e aconteciam em cima de mim. Foi uma das grandes escolhas da minha vida. No dia em que me defendi pela primeira vez, as pessoas olharam para mim assustadas como se eu não tivesse esse direito. A verdade é que ninguém gosta e nem está aqui para ser pisado. Ninguém merecer servir de show para ninguém.

Isso não quer dizer que você vai machucar alguém com isso, isso quer dizer que você é forte o suficiente para não permitir que te pisem. Por trás disso está envolvido uma boa dose de amor próprio e uma pitada de auto estima.

Quando você se submete a algo, está desacreditando no seu valor e negando a si mesmo. Quando você passa a acreditar nas mentiras que falam sobre você, você faz apenas o essencial, não se arrisca, corta suas próprias asas. Quando você permite que alguém te destrate está assinando um termo para que isso aconteça várias vezes. Quando tudo isso acontece, você desiste de si mesmo.

Tomar essa decisão de fazer o favor a mim mesma me abriu caminhos, eu passei a ser ouvida, já não era desconsiderada pela maioria das pessoas, fui perdendo boa parte da minha timidez (que não era timidez, mas medo). Fiz o favor a mim mesma de me permitir crescer. E parece que deu certo.

Deixe um comentário

