O “Terror” na Busca por Emprego: A Entrevista

entrevista-de-emprego

Meus amores e amoras, desculpem a ausência, mas como já disse, semana passada foi minha formatura. Então a semana foi daquele jeito. Bem, passadas as festas, agora só resta a busca…pelo primeiro emprego, claro. Ao menos para mim que sempre participei como bolsista em alguns programas oferecidos pela universidade, é tudo muito novo. Então, momento revelação: foi apenas aos 21 anos que fui à minha primeira entrevista de emprego.

Se eu estava nervosa? Clarooooo. Primeiro, porque era em um lugar que eu não conhecia, tampouco sabia como chegar no local. Segundo, a pessoa que me entrevistou foi a mesma a quem eu pedi informação no ônibus e eu nem havia percebido que o indivíduo trabalhava na empresa na qual me candidatei. Terceiro, tentava relembrar a todo instante todas as regras que havia lido em diversos sites sobre a maneira de como se comportar em uma entrevista de emprego.

Então se você se encontra na mesma situação em que eu, vale compartilhar algumas dicas:

1- Aparência

Tem gente que não se importa muito com a maneira de se vestir, com a higiene. Mas, na busca por emprego isso é essencial. Na entrevista é da mesma maneira. Esteja limpo e bem vestido isso não quer dizer comprar roupas caras só para ir a uma entrevista de emprego. Vestes sem muito decote, ou reveladoras, bermudas, chinelos devem ser deixados para outra ocasião. Evitar cores gritantes e combinações mais despojadas também são uma boa pedida. Querendo ou não, nossa imagem é a primeira mensagem que transmitiremos.

2- Seja autêntico

Claro! É isso que as empresas buscam. Não tenha medo de mostrar quem você é. A forma como pensa. Os empregadores estão em busca de algo novo, diferente e que faça diferente. Não finja ser quem não é. Seja autêntico!

3- Não minta

Óbvio, os empregadores já possuem muitos contatos e meios de saber se as informações que você forneceu procedem ou não. Mentir (ou omitir) pesam contra você, além de ser muito feio e não passar nenhuma credibilidade. Se não tem experiência, não minta. Falar a verdade só enriquece você e a quem te emprega por saber que poderá contar com você.

4- Olhe nos olhos

Ok…o nervosismo bate à porta. Mas,olhar nos olhos estabelece uma relação mais profunda. Demonstra que você está atenta ao que estão falando, que você é uma pessoa segura e autoconfiante, também indica que você não está com medo. E as empresas adoram esse tipo de profissional;

5- Fique calmo

Apesar de ser algo importante na sua vida. Respire e relaxe. Aja naturalmente como se estivesse com um amigo, mas sem gírias ou intimidade normal. Deixe a conversa fluir. Não se lamente do outro emprego, nem das frustrações de sua vida. Afinal, o entrevistador não estará interessado nesse lado.

Há algumas entrevistas individuais, há outras em grupo. Às vezes, quem vai te entrevistar será alguém do RH. Outras, o próprio dono da empresa. Observe essas pequenas coisinhas que podem te ajudar muito e boa sorte!

Deixe um comentário

