Vou à uma Formatura, e Agora? (Homens)

Oiiii meus amores!!

Estou de volta, como prometido…e, bom, andei pensando no que escrever e decidi escrever sobre algo que é a única coisa que sei falar ultimamente. Pelo título do post, vocês já devem ter uma ideia…tchanran… sou FORMANDA!!!! E a 15 dias da minha grande semana, a única coisa que tenho feito bem é lidar com  a insônia, de tanto acordar no meio da noite pensando nos mínimos detalhes. No entanto, alguns amigos meus nunca foram a uma formatura nem eu posso dizer que sou uma perita nesse tipo de evento e me perguntaram: com que roupa eu tenho que ir? Bem, depois de tanto ouvir que formatura é uma cerimônia formal e tal, de tanto ouvir que os convidados têm que estar de acordo e blábláblá,  e de tanto pesquisar sobre o assunto, o que menos quero é que meus convidados se sintam mal em nenhuma das ocasiões. Então, antes de começarmos quero esclarecer que são apenas ideias, mas vocês também não vão vestir algo só porque o formando indicou, né? As ideias podem ser adaptadas ao seu gosto, afinal, cada um veste aquilo que faz com que você sinta bem, não é mesmo?  Então, vamos lá, escolhi começar pelos homens pelo simples fato de que foram eles que me fizeram a pergunta que deu origem a essa publicação 🙂

A grande semana que eu falo é recheada de solenidades diferentes que merecem a devida atenção, então, iremos especificar uma a uma, menos a aula da saudade, que essa merece uma atenção diferente já que é voltada para os formandos. Sem mais, vamos ao que interessa:

1- Descerramento de placa

Essa solenidade é aquela em que a turma apresentará a todos a sua placa. É um evento noturno e geralmente acontece em algum local do centro ou faculdade em que os formandos estudam. Geralmente, as placas ficam nos corredores (ao ar livre), como uma marca de aquelas pessoas estiveram ali e fizeram sua história. Mas, há casos em que a placa é apresentada em um auditório climatizado, mas é bem menos frequente. Então, é recomendável usar roupas mais leves para não dar a impressão que você está morrendo sufocado e, nesse caso, a gravata pode ser deixada para outro dia, caso queira não ir tão formal uma vez que a ocasião não exige tanto.

descerramento

Como vocês podem ver, pesquisei alguns looks mais descontraídos. Na primeira foto, temos uma camisa pólo, cinto, calça jeans e um sapatênis (sim, não é necessário sapato social nesse evento, a menos que você queira). Mas, se preferir, troque por uma camisa social e pode até deixar para o lado de fora. Se você faz um estilo mais fashion, opte por capris, sapatênis e a camisa social. O blazer também pode ser usado e combinado com jeans sem problema nenhum, além de poder trocar a camisa social por uma gola “V”,por exemplo. Opte também por tecidos mais frios e garanta o máximo de conforto nesse momento.

2-Missa

Bem, a missa é geralmente, o primeiro dos eventos religiosos. E devido a ocasião que é mais formal, tradicional, tome cuidado com o tipo de tecido que sua roupa terá. Ele que ditará se sua roupa está de acordo ou não. Bom, lembre-se, você estará em um ambiente considerado sagrado para muitas pessoas, mesmo que você não seja católico, não custa nada demonstrar respeito ao ambiente e às pessoas que lá estão.  Você pode optar pela boa e velha amiga camisa social, mas pode inovar, como sugerimos a seguir:

missa

Se quiser inovar um pouco, que tal uma sobreposição? Uma boa camisa e um suéter por cima (se o ambiente for climatizado, claro), calça e sapatênis (ou sapato social), combine as cores, não precisa ficar apenas no preto e no azul marinho. Cuidado com as mangas, elas não podem ser curtas, que tal 3/4 ou longa? Se preferir usar gravata, ela tem que ficar na altura do cinto, nunca abaixo, nunca acima. Ou, pode usar o blazer, sapato e camisa social e guardar a gravata para outro momento. Também vale ressaltar que  aquela história de combinar cor do blazer, com sapato, cinto, calça e tal, já era! E quanto as meias, cores escuras, nada de usar aquela boa amiga meia branca de algodão. Lembre-se, você vai sentar e uma vez ou outra, ela pode aparecer.

3- Culto ou palestra espírita ou atividade de formados ou culto ecumênico

Se não citei algum outro nome, me perdoem, só conheço esses. Independente da nomenclatura, é um evento religioso e o local também é considerado sagrado para quem dele participa e merece respeito da mesma forma que a missa, caso você seja católico. Evento formal, esqueça bermuda e chinelo, meias brancas e etc e tal:

culto

Manga longa ou 3/4 com ou sem blazer… sapato social ou sapatênis (cuidado na hora de escolher), gravata na altura do cinto, terno ou blazer alinhados são boas composições. Sem exageros na estampa da gravata caso ela não seja lisa. E, sobre barbas, cavanhaques e bigodes…é bom dar uma aparada neles para deixar o look mais up e clean.

4- Colação

Esse é um evento bem tradicional, até porque a elite acadêmica estará lá presente. É  a hora de entregar o canudo, fazer o juramento e participar da outorga de grau. Enfim, formados!!!!! Friso bem o tradicional porque é assim que me falam sobre ele hahahaha. Então, vamos às dicas:

colação

Bem, acho que algumas imagens vocês já viram nos outros eventos. Só um destaque para os padrinhos: terno e camisa manga longa! Sapato social bem engraxado, gravata, uma composição camisa e suéter também vai bem, opte por uma camisa descontraída por baixo e o suéter em uma cor mais fria e será sucesso, nada de camisa por fora da calça.

5- Baile

Tuts, tuts, tuts….se quiser se sentir em uma cerimônia de Oscar, vá em um baile de formatura. Mas, às vezes, pode ser um coquetel ou uma festa temática. Nesse caso, olhe as opções acima :). Maaaas, se for o famoso baile tradicional, hora de tirar os ternos e smokings do armário…

baile

Colete, terno, smoking, não são itens obrigatórios, mas, a camisa manga longa e sapato social, gravata (standart ou slim, deixe a borboleta para os formandos) , alfaiataria com toda a certeza. É  o caráter formal dessa solenidade que a torna tão requintada, além disso, representa a comemoração de uma vitória, a concretização de um sonho. Portanto, tem que ser bem bonito. Em relação ao paletó ou blazer: cuidado com os botões. Se tiver apenas um, pode optar por deixá-lo aberto. Se tiver dois, apenas o de cima é abotoado. Se forem três botões, o do meio é abotoado. Mais disso, foge do clássico masculino.

 Lembrem-se, a roupa também merece uma atenção com a higiene (cabelo, unhas, barba aparada). Espero que tenham gostado das dicas e fiquem ainda mais lindos, cheirosos e gatos, rapazes!

Anúncios

2 comentários sobre “Vou à uma Formatura, e Agora? (Homens)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s