Descomplicando: Afinal, o que é ZUMBA?

zumba-clothing-shoes-at-dancemania | Haha aqui estou…variando conforme prometido.

Estava pensando sobre o que escrever e então lembrei de uma situação engraçada que passei recentemente. Estava em uma roda de amigos e começamos a falar sobre “coisas fitness”, de repente, se viraram para mim e exclamaram: “Você faz zumba!”, bem, essa exclamação veio acompanhada de um problema chamado falta de informação. Como assim, falta de informação? Simples: algumas pessoas confundem a zumba com o kizomba ou o zouk, que são ritmos africanos totalmente diferentes, na verdade misturam tudo e esses três ritmos viram “farinha do mesmo saco”. Decidi dar uma pesquisada e trazer para vocês o que já sei e outras coisas que aprendi.

Primeiro, a Zumba é ritmo latino (optei por chamar de ritmo, já que não é propriamente uma dança, mas uma mistura de elementos), ou seja, nasceu por aqui mesmo, nas nossas terras vizinhas, especificamente na Colômbia. Ela surgiu de uma maneira super engraçada, seu criador Beto Perez (assim conhecido), coreógrafo colombiano, por acaso, esqueceu seu material em casa e improvisou sua aula com umas músicas que tinha na bolsa combinando a ginástica com ritmos bem latinos, como salsa e merengue. Se prestarem atenção nos passos, reconhecerão facilmente suas influências. Isso aconteceu em 1991. Ele continuou trabalhando e investindo nesse negócio e criou um programa de treinamento fitness chamado de…ZUMBA! Desde então, a Zumba ganhou muitos adeptos em todo mundo e algumas variações de acordo com a faixa etária (Zumba kids, Zumba Gold), uso ou não de acessórios (Zumba Step, Zumba Sentao). O ritmo deu tão certo que cantores famosos, inclusive brasileiros, comporam músicas voltadas para o programa. Que aqui já ouviu o “Largadinho” ou o “Portunhol”?

O que posso ganhar praticando Zumba?

Ótima pergunta! A primeira resposta é S-A-Ú-D-E! Uma hora de zumba (tempo médio de cada aula) queima entre 500 e 1000 calorias) embora esse não tenha sido o foco inicial do criador, ela ajuda no emagrecimento. Contudo, ela também ajuda:

* No desenvolvimento da coordenação motora– os passos são realizados em ambos os lados e direções, então há um foco na lateralidade, que é uma das áreas da psicomotricidade incrivelmente, é a coisa em que mais tenho dificuldade- reconhecimento direita-esquerda hahaha

*Na resistência física– é importante ressaltar que ela não vai aumentar a massa muscular, mas tonificá-la e desenvolver resistência.

* Na autoestima- na zumba, as pessoas riem, se divertem. Isso aumenta a produção do hormônio da alegria e, claro, só tem a contribuir para o nosso corpo.

* No condicionamento cardiorrespiratório– opaaa, como os movimentos são coordenados, a todo instante você é convidado a perceber sua respiração e a utilizá-la, isso ajuda a respirar melhor e, consequentemente, ter uma vida mais saudável.

Citamos apenas alguns dos vários benefícios. Pessoas que tem algum problema de saúde que não permita movimentos forçados ou rápidos, gestantes, precisam ficar atentas às suas limitações.

Onde fazer Zumba?

Bom, hoje em dia, muitas academias oferecem aulas de zumba. Basta encaminhar-se a mais próxima de sua casa e dar uma conferida. Além disso, Perez tem trabalhado no lançamento de CD’s e DVD’s apropriados que podem ser adquiridos e utilizados em casa. Então, não há desculpa para não tentar. Mas, procure sempre um médico antes de se aventurar em qualquer atividade física.

Diante de tudo isso, fica o convite para quem ainda não conhece essa modalidade, procure frequentar ao menos uma aula e descobrir, por si mesmo, os benefícios que ela traz para a saúde. Vale ressaltar também que não basta apenas praticá-la, sem associá-la a um hábito de vida mais saudável e uma alimentação equilibrada. Essa é a dica de hoje 😉

Quer saber como é? Dá uma olhadinha aqui:

Quer saber mais? Visite os seguintes sites:

* Beto Perez. Disponível em: http://betoperez.zumba.com

*ANDRADE, Thamires. Criador da zumba credita sucesso às coreografias simples e divertidas. Disponível em: http://boaforma.uol.com.br/noticias/redacao/2013/12/16/criador-da-zumba-credita-sucesso-as-coreografias-simples-e-divertidas.htm.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s